segunda-feira

Conduta Reta

"Injuriaram-me, bateram-me, espoliaram-me!" - Os que vão falando assim não deixam de odiar.

"Injuriaram-me, bateram-me, espoliaram-me!" - Os que não vão falando assim não deixam de odiar.

Ora, o que faz cessar os ódios não é o ódio, mas o amor. É esse um preceito velho como o mundo.
Muitos há que não conhecem este preceito: "É preciso conter-se, nesta vida." Mas os que o conhecem, nunca tiveram desavenças com quem quer que seja.

Alimentai no vosso coração uma benevolência sem limites para com tudo o que vive.

Todo o mundo treme ante a violência, todo o mundo treme ante a morte. Não faças o que não querers que os outros façam; não mates, nem mandes matar.

Todo o mundo treme ante a violência, a todo o mundo a vida é cara. Faze, pois, o que queres que outros façam; não mates, nem mandes matar.

Todos os seres buscam a felicidade. Aquele que os maltratou pela violência, buscando a própria felicidade, não a gozará depois da morte.

Todos os seres buscam a felicidade. Aquele que não os maltratou pela violência gozará, depois da morte, a felicidade que tanto desejou para o próximo.
Tais seres são semelhantes a mim: eu sou semelhante a eles. Quando alguém assim se identifica com o próximo, recusa-se a matar, e não dá motivo a que o matem.

Encontrando-se a si mesmo por toda parte e em todas as coisas, o sábio envolve o mundo inteiro num sentimento de paz, de compaixão, de um amor largo, profundo e sem limites.

Sem espada nem bastão, simpático e benevolente, o discípulo sente amor e compaixão por todos o seres.

Nenhum comentário: